Os modelos de estratégia (os famosos frameworks) são ferramentas poderosas que ajudam a avaliar se uma oportunidade é atraente ou se uma estratégia particular é viável para o seu negócio. No entanto, há uma lacuna crítica: esses frameworks geralmente não auxiliam na identificação das oportunidades ou na criação das estratégias desde o início. Como o renomado especialista em estratégia Gary Hamel afirmou: "O pequeno segredo sujo da indústria de estratégia é que ela não tem nenhuma teoria de criação de estratégia." Ou seja, não tem uma fórmula (rsrs).
Explorando Categorias de Estratégias
Para tentar complementar essa lacuna, introduzimos uma categorização de estratégias potenciais, baseada em uma análise tanto de referências literárias quanto de experiências práticas sobre estratégia e criatividade. Em essência, entendemos que a grande maioria das estratégias se enquadra em quatro grupos, que falaremos a seguir em uma ordem específica, da menos para a mais influenciada por criatividade estratégica.
1. Adaptar estratégias de sucesso do seu nicho

Um exemplo muito conhecido é a queridinha Shein, que levou o conceito fast fashion muito a sério. Enquanto gigantes como a Zara lançam cerca de 500 novos produtos por semana, a Shein apresenta 1.000 novidades diariamente (sim, mil), com preços de 30 a 50% mais baixos. Além disso, a Shein opera totalmente online, utilizando inteligência artificial para detectar tendências e otimizar a produção. Entre 2020 e 2022, a participação da Shein no mercado de moda rápida dos EUA cresceu de 18% para 40%.
Outro exemplo é a Rocket Internet, uma empresa alemã que "imita criativamente" (como no livro do Austin Kleon: Roube como um artista) varejistas e marketplaces online bem-sucedidos. Até agora, eles lançaram mais de 100 novas empresas, especialmente em mercados emergentes como aqui na América Latina, Sudeste Asiático e África. Um exemplo é a Jumia, um varejista online presente em 11 países da África, que adaptou o modelo da Amazon às particularidades do mercado africano, como a falta de infraestrutura de logística.
Aqui fica um ponto muito importante: adaptação. Se você tem uma empresa do seu nicho que é referência de sucesso e você se interessou pela estratégia que utilizaram, estude e adapte para a sua realidade, o seu negócio, seu público e região.
2. Importação de estratégias de outros setores

Empresários raramente olham além de seu nicho, o que é um desperdício, pois estratégias de outros setores podem ser fontes excelentes de inspiração. Um exemplo é a transformação da Best Buy pelo CEO Hubert Joly, que implementou o modelo de "loja dentro da loja", inspirado por lojas de departamento como o francês Le Bon Marché. Esse modelo ajudou a Best Buy a combater a concorrência da Amazon.
Falando sobre o mercado nacional, temos a MAGALU e tantas outras lojas similares que além de seus produtos, facilitam as compras dos clientes com empréstimos e financiamentos próprios, atuando como financeiras para fortalecer suas vendas e ainda lucrar com juros.
Analogias entre setores muito diferentes são mais desafiadoras, mas possíveis.
3. Combinar de estratégias de múltiplos setores

Estratégias inovadoras também podem ser criadas combinando pontos de diferentes setores. O Spotify, por exemplo, unificou o streaming de música com recursos de rede social, criando um serviço único que mantém os usuários engajados além da simples audição de música.
Quem não ama compartilhar o gosto musical no fim do ano, quando o Spotify prepara a sua retrospectiva?
4. Criar uma estratégias do zero

A última categoria envolve a elaboração de estratégias totalmente novas a partir de princípios fundamentais. Elon Musk, por exemplo, usou esse método para criar foguetes acessíveis (se é que podemos chamar o preço de um foguete de acessível) e reutilizáveis na SpaceX.
Da mesma forma, a Airbnb revolucionou a indústria hoteleira ao permitir que indivíduos alugassem suas casas para outros indivíduos, um conceito inicialmente recebido com ceticismo.
Desenvolver uma estratégia do zero é algo extremamente desafiador, e ao mesmo tempo, pode ser um divisor de águas para uma empresa, já que estamos falando da possibilidade de criar uma nova categoria de negócio.
Estratégias criativas para pequenos negócios

Aqui na Publiz, entendemos que pequenas empresas enfrentam desafios únicos e exigem estratégias criativas para se destacar. Inspirando-se em casos de sucesso globais e adaptando-as ao contexto local, acreditamos que as empresas podem inovar e crescer independe do seu tamanho.
Sem fórmula mágica
As exigências das diferentes categorias de estratégias variam. Adaptar uma estratégia familiar requer conhecimento de um único setor. Importar ou combinar estratégias exige familiaridade com contextos variados. Já a criatividade necessária para criar estratégias do zero exige, além disso, a capacidade de refletir profundamente sobre o conhecimento que se tem.
Por aqui, acreditamos que não há fórmula mágica para o sucesso. Cada negócio é único, e nossas soluções são personalizadas para atender às suas necessidades específicas. Nossa abordagem se baseia na inovação contínua e na busca constante por novas ideias, garantindo que sua empresa esteja sempre à frente no mercado. Vamos juntos construir estratégias que transformem desafios em oportunidades e impulsionem seu negócio para o sucesso?